Um Pouco de Tudo...

18 maio 2012

ADIAMENTO

  
   Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã…
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
 E assim será possível; mas hoje não…
Não, hoje nada; hoje não posso.
 A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
 O sono da minha vida real, intercalado,
   O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico…
   Esta espécie de alma…   Só depois de amanhã…
   Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte…
   Ele é que é decisivo.  Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos…
   Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
   Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã… Tenho vontade de chorar,
   Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro…
  Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.  Só depois de amanhã…
Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
   Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância…
   Depois de amanhã serei outro, A minha vida triunfar-se-á,
   Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
   Serão convocadas por um edital…  Mas por um edital de amanhã…
   Hoje quero dormir, redigirei amanhã…  Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
   Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
   Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo…
   Antes, não…   Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei.
   Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
   Só depois de amanhã… Tenho sono como o frio de um cão vadio.
   Tenho muito sono.   Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã… Sim, talvez só depois de amanhã…

   O porvir…
   Sim, o porvir…



  (Álvaro de Campos)

Idas e vindas.

 "Da velhice sempre invejei o adormecer no meio da conversa. Esse descer de pálpebra não é nem idade nem cansaço. Fazer da palavra um e...


"E que fique muito bem explicado. Não faço força para ser entendida. Quem faz sentido é soldado..."